19 de abr. de 2010

CONCLUÍDAS AS CONSULTAS SOBRE PRINCÍPIOS E CRITÉRIOS SOCIOAMBIENTAIS DE REDD+ COM OS POVOS DA FLORESTA

Assessoria de Comunicação do GTA

Encerrou na tarde do dia 15 de abril, na sede da CNNB, em Belém (PA), a série de três Oficinas de Consulta sobre Princípios e Critérios de REDD+, organizadas pelo Grupo de Trabalho Amazônico (GTA), Coordenação das organizações Indígenas da Amazônia Brasileira (COIAB) e Coordenação das Populações Extrativistas (CNS). Participaram ativistas dos movimentos sociais, técnicos e interessados em geral no assunto. Foram realizadas consultas em Manaus, Porto Velho e Belém, reunindo representantes dos nove Estados da Amazônia Legal.
Os resultados das oficinas servirão para fundamentar a elaboração dos Princípios e Critérios de REDD+.
A representante do CNS, Raimunda Gomes da Silva, conhecida como Dona Raimunda dos Cocos, ressaltou no encerramento “que já foi pior, chegamos aqui devido a muitas lutas, inclusive muitos foram mortos. Estamos aqui para honrar o sangue dos companheiros que foram mortos. Assim mesmo, a gente não se cansa de lutar. Essa oficina é a prova de que os movimentos sociais estão fortes e firmes em sua caminhada”.
Para Sonia Guajajara, integrante da direção da COIAB, “as oficinas mostraram a diversidade de público da região amazônica envolvida nos debates sobre REDD. Estaremos defendendo a inclusão de todas as contribuições. Há muitas contradições, cada organização tem a liberdade de escolher qual caminho seguir, nós da COIAB decidimos debater o REDD e aplicar na defesa dos interesses das nossas populações”.
O presidente do GTA, Rubens Gomes, agradeceu a parceria com o Imaflora e o Ipam e a presença de todos, ressaltando que as discussões sobre os princípios e critérios de REDD+ terão importante papel na definição de uma legislação que respeite as populações da floresta. A soma das três oficinas será sistematizada em um único documento, com importantes colaborações que serão acrescentadas no documento final sobre princípios e critérios de REDD+.
O GTA, a COIAB e o CNS tiveram uma experiência no passado com a Aliança dos Povos da Floresta que possibilitou muitas atividades conjuntas, mostrando, com a realização das consultas sobre princípios e critérios de REDD+ que muitos debates e lutas conjuntas ainda serão desenvolvidas. As lutas e dificuldades enfrentadas pelas comunidades representadas são semelhantes. Pretende-se fazer vários eventos como esse, visando fortalecer outras ações e lutas conjuntas no futuro.

O Fórum Amazônia Sustentável apoiou a realização das consultas com ampla divulgação da iniciativa. Além disso, a Carta de Princípios para REDD do Fórum foi um dos documentos que embasaram a construção dos princípios e critérios socioambientais de REDD+.
Pedro César Batista61 9162 6682skype: pedro.batista09pcbatis@gmail.com

Nenhum comentário: