Manaus-AM, 08 de junho de 2011. Iniciou hoje em Manaus o I Curso de Formação do Projeto Centro Esportivo de Referência do Amazonas, que é uma realização da Oficina Escola de Lutheria da Amazônia (OELA), para trabalhar o esporte educacional com crianças e adolescentes de 9 municípios do Amazonas. O projeto conta com a parceria do Instituto Esporte Educação (IEE), Aldeias Infantis SOS Brasil e Liga Náutica Estadual do Amazonas.
A coordenadora de Projetos da OELA, Charlene Ribeiro explica que um dos objetivos do projeto é desenvolver capacitação com educadores e gestores da rede pública, fortalecendo a rede de esporte educacional, proporcionando a inclusão de crianças, adolescentes e jovens no esporte que respeita e valoriza a diversidade humana.
Este primeiro encontro de formação dará base no entendimento do que é a metodologia desenvolvida pelo IEE e compreensão dos princípios do esporte educacional para o desenvolvimento do trabalhado do educador com crianças e adolescentes.
Estão participando da formação professores, na maioria de educação física, e gestores públicos dos municípios de Silves, Iranduba, Manaus, Manacapuru, Rio Preto da Eva, Presidente Figueiredo, Itacoatiara.
O coordenador da rede de multiplicadores de Esporte Educacional do IEE da região norte Fábio Luiz D’Angelo, apresentou a metodologia da formação e a jornada de aprendizagem que será realizada em 8 módulos no decorrer de 2 anos. Após a formação os participantes estarão multiplicando diretamente o aprendizado para seus alunos(as). O IIE, que tem na presidência a ex jogadora de Voley Ana Moser, é a Instituição que desenvolveu a metodologia chamada de métodos - no esporte educacional e que aplicará nas formações.
Neste primeiro encontro será abordado o cenário de atuação do professor; educação, escola e esporte; dimensões do esporte e os princípios do esporte educacional.
Para Antonio Dourado Almeida, Secretário de Esportes de Presidente Figueiredo, a formação está possibilitando um aprendizado importante. “O encontro permite entender e como fazer a transformação da realidade de profissionais de esporte, ampliando sua visão na prática esportiva, construindo coletivamente as tecnologias sociais”, afirma Antonio .
A formação encerra amanhã (09.06).
Nenhum comentário:
Postar um comentário