10 de fev. de 2014

A TEIA 2014 TECEU A CULTURA DE RONDÔNIA!

logoteiarond

A TEIA 2014 TECEU A CULTURA DE RONDÔNIA!

Durante o período de 31 de janeiro a 2 de fevereiro Porto Velho sediou a realização da Teia Estadual 2014, evento que reuniu os Pontos de Cultura do Estado de Rondônia. Dentro da diversidade da programação em que os participantes puderam trocar experiência, discutir e debater questões ligadas às suas ações e prestação de contas referentes às parcelas já recebidas, um momento foi considerado importante e esperado por todos: a escolha dos delegados que deverão participar da Teia Nacional, marcada para o início de maio, no Rio Grande do Norte.
       Todos os estados brasileiros que possuem Rede de Pontos de Cultura estão realizando suas Teias para legitimarem a escolha de seus delegados representantes para o grande encontro nacional.  Esse evento, organizado pela Secretaria da Cidadania e da Diversidade Cultural do Ministério da Cultura se constitui num importante momento para se vivenciar a pluralidade cultural brasileira.
       O Ministério da Cultura, além de autorizar a utilização dos recursos para a realização da Teia, se fez representar pelas técnicas Débora Lobo e Júlia Furia, ambas da Secretaria da Cidadania e da Diversidade Cultural. Estiveram presentes em toda a programação, inclusive puderam acompanhar o processo de escolha dos delegados e ainda auxiliar os Pontos de Cultura quanto à prestação de contas do convênio. A Superintendente Estadual da SECEL, Eluane Martins Silva, representou o Governo do Estado e marcou  presença no evento, realizado pela sua equipe.       
       A Teia Rondônia aconteceu em três ambientes distintos e com programação específica. As discussões plenárias, a exposição dos eixos temáticos e as outras questões relacionadas à aplicabilidade dos recursos e prestações de contas foram realizadas durante o período da manhã e da tarde no Teatro Banzeiros. Paralelamente, na Casa de Cultura Ivan Marrocos acontecia oficinas de artesanato e pintura. Na área externa da Casa, os Pontos de Cultura mostravam seus produtos, resultado do recebimento das duas parcelas do Convênio que já foram pagas.


















         Todas as noites o público comparecia na Praça Aluízio e prestigiava as apresentações artísticas programadas pela coordenação da Rede Estadual. Na abertura, sexta Feira, a Orquestra em Ação fez uma demonstração do seu trabalho junto à comunidade de Ji Paraná, executando peças musicais que tinham variações entre o erudito e o popular; No segundo dia as escolas de samba de Porto Velho mostraram seus sambas de enredo para o carnaval 2014; no início da programação cultural de encerramento da Teia programada para a terceira noite, a Associação Rondoniense de Capoeira-ARCA realizou o batizado e a troca de cordas dos membros, com a presença do Mestre Nagô, do Rio de Janeiro. Depois, o show temático “Caiari a Dança dos Banzeiros”, do compositor e cantor Paulinho Rodrigues fechou, com sucesso, a Teia Estadual dos Ponto de Cultura, considerada por todos, inclusive pelas técnicas do Ministério da Cultura, como um evento irrepreensível.
                                                                           A Coordenação.  
FONTE:Por Coordenação

Nenhum comentário: