30 de nov. de 2011

Coletiva de imprensa abordará Código Florestal e mega-obras do Brasil

Organizações da sociedade civil falarão sobre o risco que as mudanças do Código Florestal representam para as florestas brasileiras em coletiva de imprensa na COP17.

Detentor da segunda maior área de florestas do mundo, flora mais rica, maior biodiversidade e diversidade cultural o Brasil corre sério risco de perder grande parte dessa riqueza caso as mudanças do Código Florestal e obras previstas no Plano de Aceleração do Crescimento (PAC) sejam aprovadas.

O PL 30/2011 é um retrocesso à legislação ambiental brasileira. Ele visa à diminuição da proteção de beiras de rios, encostas, topos de morros, mangues e veredas em todo o país, o enfraquecimento do combate ao desmatamento, perdoa as multas e crimes ambientais, estimulando a cultura da impunidade e contribuindo para o agravamento das mudanças climáticas.

Para esclarecer melhor esses pontos as Redes de organizações da sociedade civil Observatório do Clima e Observatório do REDD promoverão uma coletiva de imprensa no dia 01 de dezembro, às 13:00, , na sala Kosi Palm Room localizada no prédio principal do Centro de Convenção (ICC) da 17ª Conferência das Partes (COP17).

O documento já foi aprovado pela Câmara dos Deputados e agora tramita no Senado Federal. Apesar de já ter passado em várias comissões o Projeto de Lei foi aprovado sem grandes alterações. Sem data marcada para a votação a bancada ruralista pretende aprovar a matéria no Senado e em segundo turno na Câmara, assim como obter a sanção da presidente Dilma Rousseff ainda este ano.

Os agricultores familiares e povos indígenas não concordam com o Projeto de Lei que modifica para pior o Código Florestal. Um dos pontos questionáveis do PL é que ele enxerga todo proprietário rural igual.

No Brasil

Movimentos sociais e ambientais dizem não às alterações do Código Florestal. Com 1,5 milhão de assinaturas, o Comitê Brasil pelas Florestas entregou ao secretário-geral da Presidência, Gilberto Carvalho, e ao presidente do Senado, José Sarney (PMDB), um abaixo-assinado de brasileiros que discordam do projeto.

Os brasileiros pedem um Código Florestal que garanta efetivamente a conservação e uso sustentável das florestas promova a preservação ambiental brasileira, e não que estimule o desmatamento e anistie criminosos.

Serviço:

O quê: Coletiva de Imprensa
Quando: dia 01 de dezembro, às 13h
Onde: Kosi Palm Room, no ICC – COP-17
Contato:             (+55 61) 9681-1664       e comunicacao@gta.org.br
Coletiva de imprensa: dia 01/12 às 13h



Assessoria de Comunicação – Rede GTA / Observatório do REDD

Nenhum comentário: